Loading...

Servas de Deus

Beatas Mártires Concepcionistas

Por cinco anos nossas Irmãs do Mosteiro São José em Madrid, sofreram muito com a Revolução Espanhola. Foram dispersadas por cinco vezes tendo que procurar abrigo em casas de pessoas amigas e corajosas, escondendo-se dos Revolucionários. Todo tipo de vida religiosa era um crime condenado a morte. Em uma tentativa de reagrupar a Comunidade, foram descobertas por soldados, presas e fuziladas, eram 12 Irmãs, fora duas que morreram durante a perseguição.
” Bem aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande vossa recompensa no Céu…” (Mt 5,11-12)
Veneráveis Me. Mª Inês e Ir. Carmem (mártires de El Pardo)
Estas duas religiosas era irmãs de sangue e de Ordem, ambas ingressaram na OIC aos 19 anos, cada uma a seu tempo, no Mosteiro de El Pardo. Afirma que eram humilíssimas, de trato amável e procuravam para si sempre o mais difícil e humilde. Em 17 de julho de 1936 começou a guerra civil na Espanha e as monjas tiveram de deixar seu mosteiro, vestir trajes seculares e a Comunidade viu se obrigada a se separar morando não que duas na mesma casa. Em 21 de agosto foram surpreendidas por um grupo de vermelhos que as interrogou e depois de afirmarem serem religiosas foram fuziladas, por tal motivo. Depois de terminada a guerra, as monjas voltaram ao seu mosteiro e levaram os restos mortais das duas irmãs em triunfal procissão!
“É chegada a hora de Deus. Não esqueçais: Somos Religiosas!”
Venerável Me. Maria Inês de São José.

Venerável Me. Dolores do Patrocínio (A ESTIGMATIZADA )

Venerável Me. Dolores do Patrocínio

Esta incomparável Irmã teve uma vida extraordinária! Nasceu em 27/04/1811, na Espanha pelos tempos em que os franceses invadiam Madrid. A família se viu obrigada a fugir e no caminho a mãe abandonou a filha recém nascida, o pai que saíra uns dias depois passando por aquela estrada a encontrou e levou consigo e por muito tempo essa Irmã sofreu por parte de sua própria mãe, a irmã de sangue e o Governo Espanhol. Ainda pequena Patrocínio fez voto de virgindade e depois de vencer muitas barreiras entrou no noviciado aos 16 anos. Em 1829 Ir. Dolores recebeu as Sagradas Chagas de Nosso Senhor, marcando não só o corpo, como também toa a sua vida com inúmeras graças, êxtases e visões. Viveu 62 anos no Mosteiro, sendo 42 deles como Abadessa em várias Comunidade onde fundava os Mosteiros. Morrendo santamente com 80 anos!
” A oração é a chave dourada com que se abrem as portas do Céu, com ela penetra-se té ao Coração de Deus”!!
V. Dolores do P.

Venerável Madre Mariana de Quito

Venerável Madre Mariana de Quito

Madre Mariana Francisca de Jesus Torres nasceu na Província de Vescaya, Espanha em 1563. Ainda criança destacava-se pela rara formosura com que o Céu lhe havia presentado e pela inteligência aguçada, além da doçura de caráter e piedade. No ano de 1576 a pedido das famílias de Quito, foi fundado aí um mosteiro Concepcionista devida a grande devoção que tinham a Imaculada Conceição. No grupo das fundadoras estavam cinco Irmãs, entre elas Madre Maria e sua sobrinha Mariana que contava com apenas 13 anos. Professou os votos aos 17 anos, exerceu o ofício de abadessa por vários anos, com virtudes exemplares. Recebeu muitas graças extraordinárias, entre as quais, o dom da profecia, inclusive que a canonização de nossa Santa Madre Beatriz seria no século XX, o que de fato aconteceu. Foi responsável pela devoção de Nossa Senhora do Bom Sucesso de quem recebia muitas visitas. Faleceu no dia 16 de janeiro de 1635 em odor de santidade. Seu corpo encontra-se incorrupto.
Madre Mariana, rogai por nós!

Venerável Madre Joana de São Miguel

Venerável Madre Joana de São Miguel

Nasceu na cidade de Cuenca Espanha, e foi uma das primeiras discípulas de Nossa Santa Madre Beatriz. Como seu nome sugere foi valente e guerreira, foi testemunha do milagre da Bula
Fundacional, foi a primeira cronista da Ordem e graças a ela temos a biografia de Santa Beatriz, encontrada dentro da urna junto com os sagrados restos mortais de Beatriz. Como Co-fundadora lutou pela Ordem ao lado de Madre Catarina que junto ao seu Irmão canonista conseguiram a aprovação de nossa Santa Regra ( própria ) e pelo resgate das relíquias de Santa Beatriz!
” Foi uma das Religiosas que mais se compenetrou dos ideais deixados por Beatriz”
Testemunho de Padre Quintanilha

Venerável Me. Maria dos Anjos Sorazu

Venerável Me. Maria dos Anjos Sorazu

Nascida no dia 22/02/1873, de uma família modesta, mas muito piedosa, ingressando no mosteiro de Valladolid aos 18 anos e após um ano professou. Zelava muito pela observância regular e escreveu obras de grandes profundidades: “As Três Pessoas Divinas da Trindade, Santíssima Virgem e outras.” Exerceu o ofício de abadessa por muitos anos até a morte. Era uma alma eminentemente mariana. Purificada pelo crisol da enfermidade e cheia de méritos, saiu ao encontro do seu Esposo no dia 21/08/1921 aos 48 anos de idade
” Minha pobre alma, morre de ânsias de possuir a meu Deus e de viver sua vida Divina.”
Madre Sorazu.

Venerável Irmã Maria de Jesus (o Lírio de Puebla)

Venerável Irmã Maria de Jesus (o Lírio de Puebla)

Nasceu em 21/02/1597, no México, e aos 19 anos ingressou no Mosteiro, escondida de seu pai, que não aceitava sua vocação e por várias vezes tentou fazê-la desistir de seus propósitos. Maria destacou-se em extraordinários carismas e heroicas virtudes, possuía o dom da profecia, da bilocação e por sua intercessão alcançou de Deus grandes milagres. Soube 8 meses antes o dia de sua morte e assim adornada de virtudes entregou sua alma ao abraço de seu Divino Esposo no dia de Corpus Christi. Seu corpo está incorrupto, de rosto rosado, formoso e exala suave perfume.
Irmã Maria de Jesus, rogai por nós!

Venerável Madre Teresa de Jesus Romero

Venerável Madre Teresa de Jesus Romero

Aos 18 anos ingressou no Mosteiro de Hinojosa Del Duque na Espanha, foi uma Madre admirável, não teve é verdade carismas extraordinários, mas alcançou alta perfeição na fidelidade em cumprir as coisas ordinárias. Reformou o Mosteiro na cidade de Pedroce, exerceu o ofício de Abadessa por 18 anos e trabalhou com zelo e ardente amor e fidelidade no processo de Canonização de Nossa Santa Madre Beatriz.
Madre Teresa Romero …. Rogai por nós!

Serva de Deus Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa

Serva de Deus Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa

Maria Giovanna Laselva nasceu em Polignano a Mare, Província de Bari, Itália, no dia 26 de outubro de 1910. Seu pai, Vito Giuseppe Laselva e sua mãe, Rosa L’Abbate Laselva.
A serva de Deus, Maria Giovanna Laselva, a futura Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, da Ordem da Imaculada Conceição, foi a fundadora do Mosteiro da Imaculada Conceição de Guaratinguetá – São Paulo, Brasil.
Apesar de ter nascido em Polignano a Mare, cidade própria de Bari , Itália, é por todos os efeitos brasileira. De fato, seus pais imigraram para o Brasil, quando ela tinha dois meses de vida. Cresceu, estudou, trabalhou nesta Terra de santa Cruz.
Voluntariamente passou a vida enclausurada, rezando, trabalhando e sacrificando-se pelas almas a ela confiadas e para conversão dos pecadores. Poucas vezes saiu do mosteiro e quando o fez, foi só para acudir suas coirmãs doentes e para defender o Mosteiro.
No dia 11 de Fevereiro de 1931, festa de Nossa Senhora de Lourdes, Maria Giovanna, acompanhada por sua mãe, entrou para o Mosteiro da Imaculada Conceição de Nossa senhora da Luz, em São Paulo. Foi acolhida pela Madre Abadessa, Oliva Maria de Jesus. As grandes almas se entendem logo. Foi o que aconteceu entre a Abadessa e a postulante. Recebeu o hábito no dia 12 de agosto de 1931, com o nome de Irmã Maria de Lourdes de Santa Rosa. Emitiu os Votos Simples , Castidade, Pobreza e Obediência, no dia 15 de agosto de 1932, pelas mãos de Madre Abadessa Maria de Jesus. E no dia da festa da Assunção, 15 de agosto de 1935, numa cerimônia presidida, mais uma vez pela Abadessa Maria Oliva de Jesus e pelo Monsenhor Dr. Alberto Teixeira Irmã Maria de Lourdes emitiu os Votos Solenes.
Enfim, possuidora já de todas as virtudes, destacava-se no amor a Deus, humildade e na fervorosa observância de nossa Santa Regra.
Ela vivia numa atitude constante em deus. Amava a todos era solícita para servir na caridade fraterna, sem medir sacrifícios. Não é de se estranhar que a Madre Abadessa a escolhesse como Anjo do Noviciado e a preparasse como sua auxiliar direta para exercer as funções de fundadora e de Abadessa do novo Mosteiro, em Guaratinguetá.
Um grupo de irmãs, acompanhadas pela Madre Maria Oliva e pela primeira Abadessa designada, Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, partiram do Mosteiro da Luz de carro, rumo a Guaratinguetá, aos 6 de Outubro de 1944.
Madre Maria de Lourdes faleceu dia 19 de novembro de 1974 em Guaratinguetá – SP
Seu túmulo fica na capela do Mosteiro da Imaculada Conceição em Guaratinguetá.
O Processo de sua beatificação foi aberto 15 de maio 2011.

ORAÇÃO

Oh Deus misericordioso, baixai sobre os nossos padecimentos o vosso olhar pleno de amor. Ajudai-me, Pai de clemência, neste grande sofrimento. Atendei-me por intermédio da alma da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, Monja Concepcionista, fiel servidora de Jesus Cristo. Concedei-me a graça …. Meu Deus e em agradecimento eu vos ofereço o precioso sangue de Jesus Cristo nas intenções da Santa Igreja, do Santo Papa e de todos que se encontram em aflição.
Imaculada conceição, intercedei junto a Deus, para que ele conceda à alma da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, a honra dos altares, como recompensa por suas virtudes heroicas e por todo bem o que fez à Santa Igreja para o Vosso louvor e glória da santíssima Trindade. Assim seja. Amém.
Reza-se um 1 Pai-nosso e 3 Ave-Marias.
Ação de Graças e Súplicas.
Visto e permitido o uso particular desta oração.
Com aprovação Eclesiástica aos 28 de julho de 1990.
Obs. Pesquisa biográfica feita no livro:
Serva de Deus Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa do autor Mario Basacchi.

Serva de Deus Madre Joana Angélica de Jesus ,Mártir

Serva de Deus Madre Joana Angélica de Jesus ,Mártir

Monja da Ordem da Imaculada Conceição, dotada de grandes virtudes, entrou no mosteiro da Conceição da Lapa em Salvador Bahia, no dia 22.02.1822. Ao defender da invasão das tropas lusitanas as suas Irmãs e ao Mosteiro, como uma verdadeira mãe, é atingida por uma baioneta no peito.
Roga por nós querida irmã!

Venerável Madre Maria de Jesus de Ágreda: a evangelista de Maria

Venerável Madre Maria de Jesus de Ágreda: a evangelista de Maria

Nasceu em Ágreda (Soria) em 1602, no seio de uma santa família. Toda a família consagrou-se a Deus. Maria de Ágreda com sua mãe e sua irmã receberam o hábito Concepcionista no dia 19 de janeiro de 1619 e na residência da própria família foi fundado um mosteiro. Ela foi eleita abadessa aos seus 25 anos de idade. Foi confidente e escritora das altas revelações da vida de Jesus e Sua Mãe. Por obediência ao seu diretor escreveu a
” Mística Cidade de Deus”, e outras obras. Partiu ao encontro do Esposo Celeste em 25 de maio de 1665, com 63 anos e 35 de governo ininterrupto da Comunidade.
Madre Ágreda: rogai por nós!