Ordem da Imaculada Conceição

(O.I.C)

Santa Beatriz da Silva deu origem a uma nova família monástica, que encontra a sua raiz e razão de ser, no coração da Igreja.
Cada monja, realiza sua vocação, desposando Jesus Cristo Redentor, contemplando e louvando as coisas divinas e o mistério da Imaculada Conceição na união com Deus: pela oração, pela união fraterna.
“A Ordem Concepcionista é integralmente contemplativa”(Const. Concep. 4). Pela graça da contemplação nos unimos a Deus com o espírito e o coração (cf. Perfectae Caritatis 5). A contemplação é o apostolado da Concepcionista, no qual ressoam harmoniosamente hinos, salmos,cânticos, leituras e responsórios, bênçãos, e súplicas em favor das almas e de toda a igreja. Na leitura orante da bíblia, na solidão , no silêncio,na simplicidade do trabalho de cada dia e na penitência ardorosa.
Essa Ordem esta caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o Amor a Maria Imaculada, A Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia.
A Concepcionista é consagrada em Cristo e com Cristo pelo Pai e ela se consagra ao Pai em aliança de fecundidade. A Ele se oferece sua vida com a profissão dos conselhos evangélicos: Obediência,Pobreza e Castidade e também com o voto de clausura.

Brasão da Ordem da Imaculada Conceição

Onde a alma é toda imersa em Deus, como pura hóstia, oferece-se como vítima no calvário para a salvação das almas.
A vida concepcionista transcorre, pois em grande parte ao pé do altar.
A Concepcionista regenerada pelo Espírito de Deus, converte-se em acolhida generosa das iniciativas do Pai sobre sua própria vida. Seduzida pelo amor divino, abandona a vaidade do século e deseja desposar-se com Jesus Cristo. E vai ao Pai. Considera esse processo como o maior bem recebido do Altíssimo.
Esta Ordem da Imaculada Conceição está destinada á celebração do mistério de Maria na sua Conceição Imaculada. O mistério da Conceição Imaculada de Maria é um mistério de enorme riqueza espiritual. É a ação misericordiosa de Deus. O Pai amou Maria desde toda a eternidade, gratuitamente, e em seu santo poder a santifica antes de criá-la. O Espírito Santo a enriqueceu, desde o primeiro instante de seu ser, de toda a beleza, pureza e formosura. Propomo-nos como ideal reproduzir em nós mesmas a pureza da santa Mãe de Deus; fazendo-nos imitadoras das virtudes Maria, toda a nossa vida é um louvor perpétuo à Virgem Imaculada, visto ser ela a mais perfeita cópia de Jesus, imitando-a a Concepcionista transforma-se em Cristo, como a própria Virgem na encarnação.
Com Maria a sua vida e os seus trabalhos são inteiramente ocultos para que toda a honra e glória que pudessem receber sejam dadas unicamente ao seu divino esposo Jesus Cristo.
A regra descreve uma vida polarizada pelo mistério da Imaculada Conceição de Maria com uma margem complementar de interpretação e aplicação tomados amplamente da espiritualidade Franciscana e de numerosos valores que, junto com os que provém da tradição monástico contemplativa. Aqui é onde se dá uma primeira vinculação da OIC com Francisco e sua família, compartilhando uma visão teológica e espiritual e umas opções evangélicas, vivendo-as a partir do conjunto carismático próprio e original da Ordem.
A missão concepcionista em todo o seu espírito é animada pelo o zelo exemplo de nossa fundadora Santa Beatriz da Silva e Menezes.
A infinita bondade de Deus fez brilhar em toda a vida da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição a beleza da castidade virginal e a glória da santidade e, no tempo de sua morte, foi a mesma infinita bondade que acendeu na fronte da bem-aventurada Madre uma estrela que irradiava grande luz e resplendor, um sacramento do beijo de Deus na fronte da amada.
A missão concepcionista em todo o seu espírito é animada pelo o zelo exemplo de nossa fundadora Santa Beatriz da Silva e Menezes.
A infinita bondade de Deus fez brilhar em toda a vida da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição a beleza da castidade virginal e a glória da santidade e, no tempo de sua morte, foi a mesma infinita bondade que acendeu na fronte da bem-aventurada Madre uma estrela que irradiava grande luz e resplendor, um sacramento do beijo de Deus na fronte da amada.
Nossa Ordem fundada em 30 de abril através da bula INTER UNIVERSA pelo o Papa Inocêncio VIII. Multiplicou-se como as estrelas numerosas vocações.
Estas estrelas da Imaculada não brotam da terra mas nascem do céu. A vocação da estrelas da Imaculada não é fruto de dinamismo humano, que explode em contato com as necessidades meramente externas do próximo.Esta vocação nasce, é aquecida, sob olhar materno da Imaculada. Elas fazem companhia na Eucaristia.
A missão concepcionista em todo o seu espírito é animada pelo o zelo exemplo de nossa fundadora Santa As estrelas da Imaculada usam as mesmas armas de Santa Beatriz: vão diretamente a fonte, buscando lá todos os meios necessários. Pois o que engrandece o homem não são os gestos externos, mas a generosidade do coração. Trouxemos mai s uma faceta na Igreja. Devemos ser caracterizada pela pureza da alegria, que é a herança da Imaculada. Só buscamos as alturas das próprias estrelas acompanhadas duma grande liberdade interior.
Fazemos penitências com as cores brancas da alegria. Pobres com a riqueza da Imaculada. Obedientes em sintonia com a vontade de Deus.
As vocações que brotam sob o manto da Imaculada, não são frutos de fugas e decepções e atrações.
Na simplicidade contagiante da Imaculada é que atraí uma por uma as suas estrelas.
As estrelas Concepcionistas renovam-se constantemente…e todas brilham à luz da Imaculada!
Site Oficial da Ordem da Imaculada Conceição (Brasil): www.concepcionistas.org.br